domingo, 27 de dezembro de 2009

o que estou lendo

Estou lendo Henry & June, livro extraído dos diários da escritora Anaïs Nin. A Thara demonstrou interesse. Então, para ela e para quem mais quiser ler, posto um trechinho do livro. Ainda estou no começo. Está ótimo. Uma vida muito intensa, a de Nin.
Escolhi esse trecho pois é aquele em que ela relata o primeiro encontro com Henry Miller, que logo se tornaria seu parceiro sexual/intelectual. Assim, temos um trecho que cobre esses 2 autores que adoro. Ei-lo:


DEZEMBRO

"Conheci Henry Miller.

Ele veio almoçar com Richard Osborn, um advogado que eu tinha que consultar sobre o contrato para meu livro de D.H. Lawrence.

Quando ele saltou do carro e se dirigiu para a porta onde eu estava esperando, vi um homem de que gostei. Em seus escritos ele é extravagante, viril, animal, opulento. E um homem a quem a vida embriaga, pensei. É como eu.

No meio do almoço, quando estávamos discutindo livros seriamente, e Richard passara a um longo discurso, Henry começou a rir. Ele disse:
-- Eu não estou rindo de você, Richard, mas simplesmente não consigo evitar. Não ligo a mínima, nem um pouco para quem está certo. Estou feliz demais nesse exato momento com todas as cores à minha volta, o vinho. O momento é tão maravilhoso, tão maravilhoso - Ele ria quase a ponto de chorar. Estava bêbado. Eu estava bêbada, também, por completo. Sentia-me aquecida, tonta e feliz.
Conversamos durante horas. Henry disse as coisas mais verdadeiras e profundas, e ele tem um jeito de dizer "mmmm" enquanto divaga por sua viagem introspectiva”


Bem, é um livraço. :)

Extraído de NIN, Anaïs. "Henry & June". Editora L&PM POCKET, 2007.

Um comentário:

  1. Comecei a ler dois livros da Anaïs Nin, "Henry e June" e "Uma espiã na casa do amor", mas ainda não terminei nenhum. Não que os livros sejam ruins, muito pelo contrário... eles têm várias passagens brilhantes.

    Mas é que assim como a personagem, a própria Anïs surpreende demais. haha
    E terminarei de ler... os dois livros.

    xD

    ResponderExcluir