sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Revolta

Bem, tenho deixado para falar sobre minhas leituras lá no Daki-Dali... algumas exponho aqui, mas a maioria está indo pra lá. Assim, falo do quê? Bah, ando sem criatividade.
Eu queria mesmo era reclamar. Tanta coisa errada e mal feita no bairro, na cidade, no país, no mundo. Hoje eu estava pensando numa dessas coisas inexplicáveis: todo ano, na época de pagamento do PIS, surgem aquelas reportagens lugar-comum:

"Hoje cerca de blablá milhões de reais deixarão de serem sacados por seus donos, pois os beneficiados do PIS, não atentaram aos prazos e bláblá"

Isso é clássico. Todo ano essa reportagem surge na internet, nos jornais, e às vezes, nos telejornais. Bah (estou usando "bah" ultimamente, como opção para as versões mais religiosas como "céus" ou "god" ou "jesus!"), será que o pessoal que não saca esse dinheiro não quer o beneficio? É claro que não! A questão é outra, e é muito clara: a forma de distribuição do PIS, que é um direito trabalhista, é extremamente mal-organizada. É confusa. O dinheiro é liberado ao longo do ano: dependendo do mês de nascimento da pessoa (acho que é isso, mas não tenho certeza..mas enfim), ela tem um certo mês para sacar o valor. Extremamente complexo? Não. NO entanto, para a maioria dos cidadãos que vivem numa correria diária, esse sistema é incoerente. Além disso, não é todo mundo que consegue aconpanhar o raciocínio desse sistema. É preciso algo mais simples, algo mais claro. Além disso, o governo não move uma palha para facilitar isso. Por que não fazem uma campanha, uma simples propaganda na TV, como fazem nas eleições por exemplo, esclarecendo as datas? Simples, pois há interesse em que esses valores não sejam sacados. Que os benefícios morram na Caixa Ecônomica.
Bem, eu não tenho direito a esse benefício ainda. Nem falo isso por conhecer alguém que perdeu. Falo, por que me incomoda, todo ano ouvir a mesma reportagem...

"Hoje cerca de blablá milhões de reais deixarão de serem sacados por seus donos, pois os beneficiados do PIS, não atentaram aos prazos e bláblá"

... Sabendo que poderia ser bem diferente.

Mas enfim, bom-senso por aqui é raridade.
Vou é ler um livro.

fui!


PS: falando em reporatagem lugar-comum (puta merda, como se faz isso no plural, será?)... qualquer dia vou escrever sobre isso. É um saco, tem certas reportagens que se repetem todo ano. Só copiam e colam, acho. Eu, hein. Acham que a gente é trouxa. (somos)

PS do PS: as férias estão chegando! Não vejo a hora...

Um comentário:

  1. Ando numa fase em que todos os dias, abro sites, vejo jornais na tv e todas as notícias que leio me parecem meras cópias de coisas que já aconteceram. Parte do meu desânimo com o jornalismo vem daí. Só é notícia o que se repete.

    ResponderExcluir