terça-feira, 22 de dezembro de 2009

um pouco de tietagem

75. NATAL

"Minha sogra ficou avó"



Calma, isso não é mensagem de natal. Mas é um trecho propício para eu declarar, mais uma vez, o meu apreço pela literatura de Oswald de Andrade. A única frase em questão é um capítulo de "Memórias Sentimentais de João Miramar", obra-chave da literatura oswaldiana. Trata-se de um dos meus livros preferidos. Oswald é um dos poucos demolidores da literatura nacional. Ela sempre se renovou, é verdade. Mas poucos foram os momentos de grande ruptura com os modelos vigentes. Talvez os concretistas fizeram isso. Mas o grande papel coube a Oswald e seus colegas de modernismo.
Esse livro rompe com quase todos os esquemas tradicionais. Além disso, o enredo é uma grande risada frente a cara da burguesia paulista da década de 20: uma sociedade de aparências, num jogo de influências e falsidades. É o que mostra esse trechinho natalino. O narrador, João Miramar, avisa que no Natal, sua sogra foi avó. Poderia dizer "fiquei pai". Mas na sociedade patriarcal, afundada em moralismos, ganhar um neto é uma das poucas alegrias óbvias dos patriarcas das famílias. Dar um neto era, pois, mais uma obrigação do contrato familiar da boa família paulistana
Devo dizer que não é uma leitura fácil: muito da obra de Oswald hoje soa estranha para os leitores, que desconhecem as muitas referências à pessoas e fatos da época do autor. O sarcasmo e bom humor de Oswald são, no entanto, universais. Não há como não rir da piada que João Miramar lança na última linha de suas memórias.
É um livro que causa estranhamento, controverso, hilário por vezes, pedante por outros.
É uma obra com a cara do autor.

Um comentário: