domingo, 27 de setembro de 2009

dos vereadores

Tenho certeza de uma coisa: mil eleições passarão, mas eu nunca ficarei contente (e tranquilo) com a equipe de vereadores da câmara se não houver alterações nas leis que regem a composição desse quadro¹. Hoje, qualquer pessoa pode se tornar um vereador. O que é preciso? popularidade (e isso vale para todas as esferas políticas brasileiras. Chovem candidaturas - e eleições - de "personalidades" toscas como Frank Aguiar (au!), Clodovil Hernandez e por aí vai. Um cantor é facilmente eleito (Sérgio Reis, a propósito, acaba de se filiar ao PV, e planeja sua candidatura). Um senhor de engenho é facilmente eleito (como Sarney e seu cabresto). Enfim, basta ser famoso, ou ter influência (leia-se dinheiro) para conseguir uma vaguinha no poder público.
E o que se deve, então, ser reformado nesse sistema eletivo? Ora, estamos elegendo pessoas para o legislarem em prol da cidade. Pensar em cidade, em todos os seus âmbitos, exije -mais do que uma visão global- conhecimentos básicos de Economia, Geografia, Legislação, História, Medicina e muitas outras áreas.
Eu sei que existem as comissões que auxiliam os vereadores com os conhecimentos técnicos. Mas não basta! Não basta! É óbvio que não estou falando em vereadores P.h.d's, como não estou falando em economistas formados, geólogos formados, médicos formados. Quero dizer que tais legisladores precisam ter a capacidade de pensar os problemas da cidade com um mínimo de inteligência, precisão e lógica. E sem esse referencial técnico (conhecimento na área) não há como. Não basta ele ser um chefe, um líder nato, se não consegue organizar suas ideias e aplicá-las.
Por que não exijir dos candidatos esses conhecimentos? façam uma prova. Nada de mais. Incluam apenas perguntas que qualquer cidadão inteligente saiba responder. Elejamos pessoas decentes, e não um bando de bestas, que só sabem ganhar à custa dos impostos dos otários, nós.


NOTAS INÚTEIS:

¹ O Apocalipse, o infinito, os restos de Atlântida, a última página do Ulysses de Joyce, enfim, tudo me parece mais perto do que a mais-que-necessária reforma política.

Um comentário:

  1. Disseste em poucas palavras tudo o que eu tenho vontade de dizer... sobre esse "bando de bestas".

    Assino em baixo!

    ResponderExcluir