domingo, 11 de outubro de 2009

das antologias

pois é, aniversário. Festinha, presentes, coisa e tal. O presente mais amado foi da mais-amada Daia. Livro, é claro. Ganhei dela "Os melhores contos da américa latina." Por meio dessa antologia, desfila diante do leitor, um painel do pensamento latino-americano. Não queria incitar uma exclusão, mas tirando os nossos amigos Yankes, tem-se um continente, um bloco -muito heterogêneo, é verdade, com culturas riquíssimas e variadas, mas que, ao mesmo tempo, possui muita coisa em comum entre seus países participantes. Somos iguais na tragédia: os processos coloniais que destruíram povos, misturaram outros e fizeram nascer outros ainda. Tais lutas reverberam até hoje em guerras civis em países como Haiti e, mais recentemente, Honduras.
Ainda estou lendo esse livro, que tem 80 contos. Estou no começo, que traz as primeiras narrativas curtas (de cronistas peruanos, venezuelanos e um trecho de um livro místico guatemalteco). O nosso Brasil surgirá mais para frente com Machado de Assis, Arthur Azevedo, Inglês de Souza até chegar nos modernos Trevisan, Rubem Fonseca e C. Lispector. Enfim, é um livro de encher os olhos, organizado pelo escritor Flávio Moreira Costa.
Sou um aficcionado por essas antologias, pois sei que é quase impossível não ser um bom livro. Tenho em casa, os "Cem melhores contos brasileros do século [XX]" e "As cem melhores crônicas bras...." , e agora mais essa. Todos eles maravilhosos. Há textos únicos, magistrais.
Estou namorando, há tempo, outras antologias como As cem melhores histórias eróticas da literatura universal (que tbém é organizada pelo Flávio) e os cem melhores poemas brasileiros do século. Aos poucos, realizo esses meus sonhos de consumo-devoração.


Falando nisso, recentemente saiu pela Letradágua o livro "Poesia para gostar de ler poesia- antologia de poetas joinvilenses", reunindo ótimos poetas joinvilenses (que aqui nasceram, ou que aqui produziram suas obras) como Alcides Buss, Fernando José Karl e Rubens da Cunha. (esse tbém está na lista dos livros que namoro. Tenho que ir atrás dele!)

Agora chega, que vou devorar o presente do meu amor.

^^

4 comentários:

  1. Não sei se é hoje ou se já passou...Mas,Te desejo felicidades...Parabéns!! Muitas leituras, escritos e sucesso pra ti!!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHHAAHHA'
    Elee fez uma declaração de amor (HUUHU),
    Daiane, Daianee :B
    Abraços e sei que é uma declaração beem lá no fundinhoo :P

    ResponderExcluir