sábado, 29 de agosto de 2009

Sessão das Dez

Recentemente (dia 21 de Agosto) completou-se 20 anos da morte de Raul Seixas, o maior roqueiro do Brasil na minha opinião. Bem, há quem discorde, outorgando esse título para Renato Russo. Como nota-se nas palavras de Sérgio Martins (em artigo para a Veja do dia 10/06/09): "Foi como letrista e vocalista dessa banda que Renato Russo se tornou o maior nome da história do rock brasileiro."

Ok, Let's go.

Sou fã também de Renato e sua banda. Admiro -e muito- suas letras: Renato é, sem dúvida, um dos "poetas" do rock brasileiro ao lado de nomes como Cazuza e o próprio Raul. Agora... o maior nome do rock brasileiro é, indubitavelmente, o Raulzito. E é fácil provar isso.

Renato tem letras maravilhosas, sempre com muita sensibilidade na composição dos seus versos. Posso dizer que suas letras são mais poéticas (mais concisas, mais jogos com a ambiguidade das palavras, mais metáforas amargas e imagéticas)do que as de Raul, mas Renato não tem todo o leque criativo que Raul apresentou. Renato fez seu rock "marginal", contestador (lembremos também do CD "Equilíbrio distante", com músicas lentas, todas em italiano - uma obra à parte). Enquanto Raul, além de popularizar no Brasil o Rock'n roll de Elvis, Jerry Lee Lewis e outros, também soube fundir os mais diversos ritmos ao rock, conseguindo canções inesquecíveis. Renato foi um grande roqueiro: Raul, um grande músico. Fez sobretudo rock, mas sempre rodeado por outros ritmos. Além disso, no "currículo" de Raul, está sua posição contestadora e agressiva frente à ditadura militar, o que lhe rendeu um "convite" a deixar o país. Sem falar em dezenas de canções censuradas.

Mas enfim, eu - que sou um fã inveterado (inveterado... o que significa isso, né?).
Bem, eu que sou um grande fã do Raulzito deixo aqui embaixo uma lista de 10 sucessos de Raul Seixas (isso não é um Top 10), que comprovam as multifaces desse genial músico brasileiro, que - assim como Elvis - não morreu.

1- Ouro de Tolo - Essa é mais-que clássica. Foi escolhida como uma (a única de Raul citada na lista) das 100 melhores composições da MPB, numa lista da revista "Bravo!". Em primeira pessoa, a canção fala da banalidade, do vazio de uma vida (ah, mas que sujeito chato que sou /Não acho nada engraçado / macaco, carro, praia, jornal, tobogã/ Eu acho tudo isso um saco. Essa letra contém os imagéticos versos (no limite da sinestesia):
"Eu que não me sento no trono de um apartamento/com a boca escancarada cheia de dentes/ esperando a morte chegar/ porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais/ no cume calmo do meu olho que vê/ assenta a sombra sonora de um disco voador"

2- Sessão das Dez - Essa é pouco conhecida da maioria. Aqui temos uma música puramente brega, à moda de Waldick Soriano, ou até Vicente Celestino. Mas brega mesmo. Num ritmo lento e arrastado, a letra conta a história (adivinha!) de uma desilusão amorosa. Letra bem simples, melodramática, ("Curtiu com o meu corpo por mais de dez anos/foi tamanho o desengano/que o cinema incendiou"), letra que mostra mais uma das facetas de Raul, ou melhor, Raulzito¹.

3- É fim de mês - Está música também é pouco conhecida, talvez por aparecer somente no álbum Documento, lançado somente após a morte de Raul. Considero uma das músicas mais legais de Raul: tanto letra quanto ritmo. Aliás, o clip dessa música (Multishow) é muito legal, está no Youtube (recomendo!). Nessa música, Raul funde o rock ao forró, à percurssão baiana (ritmo do candomblé). A letra contém algumas críticas à massificação das mídias e à publicidade excessiva, e critica principalmente o comodismo, mal que afeta muitos.

4-Metrô linha 743- Essa aqui é sensacional! Nessa Raul vira um prosador e conta uma história surreal, sempre com uma crítica nas entrelinhas. Melhor mesmo do que eu contar a história, é dar uma olhada na própria letra dessa música, que não é cantada; dá pra dizer que contada por Raul. Eis a letra de Metrô linha 743

5- Eu sou egoísta - essa é uma das minhas favoritas, senão a favorita. A letra é ótima. O Raul Seixas desnuda o seu egoísmo e provoca "Eu sou ego/Eu sou ista/Eu sou egoísta/Eu sou, eu sou egoísta/ Por que não?/ Por que não?/ Por que não!")

6- Pagando Brabo- Outra das "desconhecidas" do Raul, constante no álbum "Mata Virgem". Uma letra bem sensual, que destaco pelo fato de que o sexo não é um tema muito recorrente nas músicas de Raul. O ritmo é muito bom, com a guitarra distorcidas, enquanto o baixo dá o tom sensual à música. Recomendo!

7- D.D.I Discagem Direta Interestelar - Nessa música muito bem-humorada e criativa, deus liga (de um orelhão) para o povo da Terra a fim de criticá-lo. Afinal, o povo está sempre descontente, e tudo que ele (deus) faz, nunca fica perfeito aos olhos dos homens. Ao final, deus avisa: "Mas se alguém ligar/ Dizendo ser eu/ Pode ser um trote do diabo/ Que já desceu/ Que já desceu!". O tema das religiões é muito recorrente nas letras de Raul. Quase sempre com o tom despreocupado e paródico, como é o caso de D.D.I e também de "Judas", em que o apóstolo apresenta sua defesa.

8- Sapato 36 - Letra muita bonita. A canção é uma metáfora para a difícil relação enre o pai e o filho, em que este resiste à imposição de idéias pelo pai. ("Eu calço é 37/ meu pai me dá 36/Dói mas no dia seguinte/Aperto meu pé outra vez")

9- Let me sing, Let me sing - Música síntese da arte de Raul: aqui o roqueiro baiano mistura o rock'n roll antigo ("que não tem perigo de assustar ninguém") com o baião, ao melhor estilo Gonzaguinha. Entre os versos de baião (fala coloquial, malandra), com a sanfona e o triãngulo, o refrão com guitarra e piano: "Let me sing, Let me sing/ Let me sing my rock'n roll"/ Let me sing, Let me sing/ Let me sing my blues and go")

10- Senhora Dona Persona - Essa, assim como Metrô 743, exigia a reprodução da letra para um melhor entendimento. Trata-se uma metáfora muito louca para a morte - a tal Senhora Dona Persona. ("Eu queria ver tua cara/ Não encontrei nenhuma cara/ Qualé, tá pensando que é deus?!"). Nessa letra, Raul cunha a frase "Os homens passam, as músicas ficam.", que é uma grande verdade - ele mesmo prova isso.


E detalhe: apesar dessa lista recheada de sucessos, ainda há muitas letras ótimas de Raul. Lembremos de "Meu amigo Pedro" "Metamorfose Ambulante" "Tente outra vez" "Maluco Beleza", entre muitas outras.

E então,
Raul é ou não é o maior roqueiro do Brasil?

=D

NOTAS INÚTEIS:

¹ No disco em que a canção "Sessão das dez" aparece ("Se o rádio não toca"), ao invés do nome Raul Seixas - como está nos créditos das demais músicas - esta tem o nome Raulzito. Como se Raulzito fosse um outro lado de Raul, lado mais romântico e brega. Aliás, há uma referência a essa "persona" de Raul em outra de suas músicas: "As aventuras de raul Seixas na cidade de Thor", que é toda composta por repentes (mais um ritmo aproveitado por Raul):

"Raul Seixas e Raulzito/
Sempre foram o mesmo hôme/
Que para aprender o jogo dos ratos/
Transou com Deus e o Lobisomem"

2 comentários:

  1. taí, mas um belo apanhado cultural por aqui :D

    gosto dos dois também, mas mais, muito mais do renato. pelo estilo de música que ele fez.
    tô contigo, o raul explorou muito mais. tinha mais cabeça para isso. e, como tu disse, o renato apresntou algo contestador, libertário. não experimentou tanto, mas tinha um conhecimento de música clássica e de rock de fazer inveja a qualquer um.

    ResponderExcluir
  2. Sapato 36 usa o termo pai para se referir ao regime militar, na época, era uma "pedra no sapato" de muitos artistas. Não se referia ao pai de Raul, que por sinal, tinha uma relação muito boa com seu filho.

    ResponderExcluir